Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física / UPE - UFPB
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Mestrado 

FUNCIONAL-MOTORA DE PRATICANTES DE VIDEOGAMES ATIVOS: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO 

JULIETTE NOADYA COSTA SANTOS 

 

20/03/2015 

 


 

Cineantropometria e Desempenho Humano 

1-Saúde, Desempenho e Movimento Humano 


 


BIBLIOTECA ESEF - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO 

 

 

79 

Português 


O objetivo desse estudo foi analisar o desempenho nas capacidades motoras de potência dos membros superiores (mmss) e inferiores (mmii), velocidade (mmss e mmii) e agilidade de jovens após seis semanas de intervenção com videogames ativos estruturados e não estruturados. Ensaio Clínico Randomizado, composto por 20 universitários aparentemente saudáveis (MD = 19 anos; DP = 2,29). Os sujeitos foram randomizados e alocados em três grupos distintos, Videogame Estruturado (GES; n = 6), Videogame Não Estruturado (GNE; n = 7) e Grupo Controle (GC; n = 7). Os grupos GES e GNE sofreram intervenção durante seis semanas, três vezes ao dia, 30 minutos por dia, com os videogames Nike Training e Sports Adventure modalidade Boxe (XBOX 360 com Kinect), respectivamente. A avaliação funcional-motora foi realizada antes, durante (a cada semana) e após a intervenção, pelos testes Plate Tapping para medir velocidade mmss, Two Foot Tapping para velocidade mmii, Medicineball para potência mmss, Sargent Jump para potência mmii e Quadrant Jump para agilidade. A análise estatística foi realizada mediante teste t para amostras pareadas (pré e pós intervenção), Anova com fator para medidas repetidas (intragrupos) e Anova com dois fatores (intergrupos). Os resultados indicam que para velocidade mmss houve melhora significativa do GNE a partir da 4ª semana e para agilidade a partir da 5ª semana. O GNE foi superior na velocidade mmss e potência mmss e o GES potência mmss e mmii. Sugere-se que o VGA não estruturado potencializa a velocidade e potência mmss, por sua vez o VGA estruturado aumenta a potência mmss e mmii. 


 


Áreas de Conhecimento



Ações Ordem Área de Conhecimento
EDUCAÇÃO FÍSICA 
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